O valioso coração

18:43


O nosso coração e os nossos sentimentos são algo de extremo VALOR. Sem contar que muitas meninas não reconhecem ou não se preocupam com isso.

E se eu te disser que você tem algo muito valioso com você, mais valioso que o ouro ou a prata, você ficaria feliz, não é?! Você com toda certeza procuraria guardá-lo em um local bem seguro, para que nada o roube ou você mesma perca.

E você tem esse algo. Se chama CORAÇÃO. É nesse coração que encontramos os SENTIMENTOS. Algo muito valioso, que deve ser cuidado e guardado com todo carinho em DEUS! A Palavra nos alerta e nos ensina:

"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4:23"

 Na nova versão está assim:
 "Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida. Provérbios 4:23"

Você consegue entender a importância do coração?
A Palavra diz: "Acima de TUDO", acima de suas necessidades, acima de sua ansiedade, de seu momento de desespero, acima de TUDO isso GUARDE O SEU CORAÇÃO!

Mas por quê guardar o coração, Claudiane? Porquê toda a sua vida depende dele. TODA a sua vida, todos seus sonhos, os seus planos dependem dele para se concretizarem.

Muitas meninas não tem guardado o seu coração e tem o oferecido numa bandeja para qualquer um que aparece na sua vida. Não é errado você namorar, mas pare para pensar se você está fazendo a coisa certa. Analise bem onde estão seus pensamentos, tente pensar em algo que muitos não gostam de pensar "NAS CONSEQUÊNCIAS".

Mas para saber das consequências antes é preciso saber os motivos pelo que você já entrou ou está num relacionamento, sendo os seguintes:

1 - Por livre e espontânea PRESSÃO dos amigos e familiares;
2 - Por falta de opção;
3 - Porque todos estavam em um relacionamento e você não poderia ficar para trás;
4 - Porque você precisava se sentir amada e apareceu uma oportunidade disto acontecer;
5 - Porque você precisa de alguém ao seu lado para ser mais feliz.

Se encaixou em algum desses? Agora vamos analisar bem as coisas. Em primeiro lugar: todas as opções não correspondem ao padrão de Deus. O padrão de Deus é um relacionamento que dure e que vire casamento, e não só isto, e que esse casamento venha durar para sempre.

Para isso será preciso pensar no futuro antes, dos dois e não somente o seu.

Mas para durar é preciso firmá-lo antes na ROCHA. Pensar no futuro não é algo que se faz depois de uma escolha, mas antes dela!

Hoje eu estava conversando com uma amiga e nós estávamos falando sobre relacionamentos. E ficamos refletindo de como eram as coisas quando tínhamos 12 ou 13 anos, nossa visão sobre "NAMORO" era simplesmente distorcida. Mas de todas era assim!

Ter um namorado aos 12 ou 13 anos era como se nós nos tornássemos "gente grande". Esse era o sonho de qualquer garota pré-adolescente: encontrar seu príncipe encantado.

 Mas não era assim. Deus ainda tinha muito o que moldar em nós.

Hoje vemos meninas de 13 anos trocando de namorado, como se trocassem de roupa! Imaginem quando elas chegarem aos 15, vai parecer que se casou e se divorciou umas diversas vezes. Isso não é bonito, isso é frustante.

Pois a cada vez que você termina um namoro uma parte sua vai com aquela pessoa. É uma grande perda emocional, para uma criança com seus pensamentos ainda em formação.

Porém, nesses momentos frustantes muitas pedem conselhos para as "amigas". E qual é o conselho clássico que elas dão?

Simples: "aaah se não deu certo com ele, tenta com outro. Até você acertar e achar seu príncipe!"

Daí ela vai e ouve as "amigas" e acaba quebrando a cara de novo.

E fica nesse ciclo: quebra o coração aqui, cata os pedacinhos ali, cola tudo e vai de novo quebrá-lo mais uma vez. Isso não é vida, isso vai destruindo a sua estrutura emocional, isso vai te machucando por dentro de uma forma arrasadora, que acabará consequentemente afetando seu futuro CASAMENTO.

A desconfiança, o medo, a depressão... tudo isso irá crescendo de uma forma desesperadora dentro de você. O medo de amar de novo, o medo de ser traída novamente, acabam impedindo muitas meninas de realizarem o sonho de se casarem. Essa é apenas uma das consequências.

Muitos podem não ver a tua dor, mas Deus a vê. Ele não quer que isto aconteça contigo, me entende? Deus não quer que uma filha sua se machuque. Deus tem o melhor para você! Um namoro santo, que vire noivado e um casamento abençoado e ETERNO.

Mas para ser Eterno você precisa investir em seu relacionamento com Deus, ou seja, firmá-lo na ROCHA! Mesmo antes de começar esse relacionamento, mesmo antes de conhecer seu conjugue você tem que ser fiel a ele. Você precisa pensar mais em seu futuro marido mesmo antes de conhece-lo. Veja se suas atitudes de hoje irão magoá-lo no futuro, ou de uma certa forma comprometer o relacionamento de vocês.

Comece a firmar seus pés na rocha que é a Palavra de Deus, para que quando vier a tempestade, o seu relacionamento não venha desmoronar junto com ela, mas ficar de pé e mais firme ainda!

Muitas meninas estão hoje com depressão, outras acabando com sua vida com drogas e prostituição.  Somente por um erro: "Não firmar o seu relacionamento na ROCHA, mas na AREIA" 

Em Mateus 7, Jesus fala sobre dois homens, podemos dizer "Um tolo e um sábio". O tolo edificou sua casa na areia, ele não pensou no futuro, não pensou que poderia vir uma tempestade e poderia destruir o sonho dele (a sua casa)!

Podemos relacionar esta casa com um RELACIONAMENTO. Quando você o inicia sem pensar no futuro, sem pensar que poderia do nada vir uma tempestade e tentar derrubá-lo, você o constrói sem um alicerce. Fora da rocha.  Daí como consequência o relacionamento acaba e não dura para sempre!

"Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". Mateus 7:26-27"


Mas a esperança é de que também há um homem justo e sábio nessa história. Este construiu sua casa (seu relacionamento) na ROCHA (Palavra de Deus).

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mateus 7:24-25"

Ele pensou no futuro. Ele tinha sim a oportunidade de escolher construir na areia, seria mais rápido, não é?! Mas não, ele escolheu a parte mais demorada. Antes de construir a casa (relacionamento) ele tinha de construir os ALICERCES (que é o Relacionamento com Deus).

 Não pense que ele perdeu tempo por isso, claro que não! E só uma observação: "Quanto mais profundo for o alicerce mais tempo a casa existirá!" Na vida espiritual é a mesma coisa. O quão profundo for o seu relacionamento com Deus, em breve seu relacionamento durará mais. Porque estará firmado na ROCHA!

Agora eu te pergunto: "Onde você firmou/está firmando seu relacionamento? Será que antes de você firmá-lo neste lugar você pensou nas consequências futuras? Você começou esse relacionamento pensando no futuro?"


Todas essas questões são para serem respondidas e refletidas. No momento parecem que não irão pesar, mas futuramente as consequências pesam. E muitas são bem pesadas que podem até nos machucar.

Não dá para ter um relacionamento que dure, sem antes ter um relacionamento com Deus. É a mesma coisa que querer construir uma casa sem alicerces! Um dia ela cairá.

Deus não odeia casamentos. Deus não é contra o amor. Olhe para quantos casais ele escreveu histórias de amor: Adão e Eva, Isaque e Rebeca, Jacó e Raquel, Rute e Boáz, Maria e José e muitos outros que deixaram Ele ser o diretor de suas lindas histórias de amor!

 Deus quer ser o diretor da sua também, mas permita-O. Entregue sua vida nas mãos dEle, não é apenas dizer que vai, mas querer tomar sua própria decisão. É fazer um aliança com Deus, é renunciar, é crucificar para ressuscitar sua benção!

Entretanto, será que é com Deus que você quer gastar horas ao telefone todos os dias? É Deus quem consumirá cada pensamento seu? É com Deus que você gastará incontáveis noites sonhando acordada? É sobre Deus que VOCÊ e suas amigas conversarão constantemente?

Em vez de perder tempo pensando em homens, comece a ler a bíblia, comece a cavar o buraco, para fazer seu alicerce! E lembre, o quanto mais profundo mais resistente e duradoura será a sua casa (o seu relacionamento)! E no momento certo as coisas se encaixarão!

Eu sei que ficou muito grande, mas creio que quem leu tudo saiu com a vida edificada! Abraços, princesas, e não se esqueça de deixar seu comentário ;)


Nós te recomendamos essas leituras

6 comentários

Like us on Facebook