aaah o AMOR!

18:46

Olá meninas que foram supostamente atraídas por este título sugestivo para um post! haha' Sinceramente o AMOR é lindo mesmo. Mas hoje vou fazer um estudo bem mais aprofundado sobre essa palavrinha que vive invadindo o coração de muitas meninas. Primeiramente, para entender seu significado, veremos em que situações gostamos de utilizar esta palavra:

1 - Eu AMO pizza!
2 - Mãe e pai, eu AMO vocês!
3 - Eu AMO dormir!
4 - Eu AMO chocolate!
5 - Eu AMO ir ao shopping!
E em muitas outras situações!

AMOR.. qual é o verdadeiro significado? Alguém sabe? Por incrível que pareça esta palavra  é uma das mais usadas nessa nossa geração. Mas será que ela perdeu o seu valor? Como podemos referir um mesmo sentimento à pizza e ao mesmo tempo ao nosso conjugue? O fato não é que esta palavra tenha perdido o seu valor, mas nós estamos confundindo os diferentes tipos de AMOR. Existe três tipos de 'amor' que se diferenciam entre si. Veremos adiante:


Amor Ágape

O amor ágape é um amor baseado no compromisso e não no sentimento; um amor que se sacrifica pelo benefício do próximo; o mesmo amor que Cristo teve por nós quando morreu na cruz em nosso lugar. É o amor que nos permite amar quem um dia nos machucou ou nos magoou, pois o amor ágape não está baseado em um sentimento, mas na decisão -  Isto é um tipo de amor que decide ver sempre o melhor da outra pessoa, acima de todos os nossos desejos. É o tipo de amor que Jesus teve ao morrer na cruz por todos nós. É o tipo de amor que deveríamos ter por todo ser humano. É o tipo de amor forte e sólido. Mais do que um sentimento é uma ação da vontade. Vemos este amor em ação quando perdoamos!

Amor Filéo

O amor filéo é um sentimento profundo e de irmandade pelas pessoas que nos são queridas.. nossos pais, ou amigos íntimos; é o tipo de amor que tem um interesse especial em ver o sucesso e o bem do outro. É um tipo de amor que se alegra com o laço de amizade entre duas pessoas. O amor filéo só pode ser alcançado depois que duas pessoas se conheçam muito bem. O amor filéo NÃO é um sentimento que temos por qualquer pessoa, pois ele é apenas demonstrado às pessoas que são bem próximas a nós.

Amor Eros

Boca seca, taquicardia, borboletas no estômago.. sim, este é o AMOR EROS. O amor eros é o amor romântico, é a PAIXÃO em pessoa. Um amor emocional e sensual compartilhado entre um homem e uma mulher. É aquele tipo de amor que transforma até mesmo o cara mais durão e mais confiante em um bobalhão. O amor Eros é aquele sentimento de vibração que você tem quando dá a mão à pessoa que o atrai, ou o sentimento "viajante" de sonhar acordado quando pensa em alguém que não pode esperar para encontrar.


> Entre estes três tipos de amor, qual deles você acha que a maioria dos casais iniciam seus relacionamentos? Está bem óbvio, não é? É o amor eros, aquele sentimento arrebatador que você tem por uma pessoa por quem está atraído. A maioria dos relacionamentos começa devido ao amor eros. O único problema é que o amor eros é muito instável. É como o vento forte que causa ventania um dia e desaparece por completo no outro. Pode estar aqui hoje e sumir amanhã. Eros é um tipo de amor maravilhoso, mas NÃO é um bom alicerce para um relacionamento cujo objetivo é durar a vida toda. Esse amor é passageiro, dura pouco tempo na vida de um casal. Se ele foi o motivo pelo qual se iniciou um relacionamento, quando ele começar a desaparecer o amor neste relacionamento também desaparecerá aos poucos, até não sentirem nada um pelo outro! É a causa de muitos términos de namoros e noivados. Simplesmente porque basearam seus relacionamentos em um amor passageiro!

Já que o Amor eros não é tão confiável assim, que tipo de amor seria um bom alicerce para construir um relacionamento? É isso mesmo - o amor ágape! O amor ágape está baseado no compromisso, não no sentimento. Quando você se compromete com alguém não há nada que o tire de seus objetivos. Se você disse que "o amaria não importando as circunstâncias" você fez este voto baseando-se no amor ágape. Ele não aparece um dia e desaparece no outro; é uma decisão! Uma ação da vontade. Os relacionamentos que forem construídos com o amor ágape durarão pelo resto da vida, porque é o mesmo amor que Deus tem por nós - forte, fiel e imutável. Quando Deus começa a unir o coração de alguém ao de uma outra pessoa, o amor filéo surge, sendo seguido pelo amor eros para intensificar e aprofundar o relacionamento. Mas somente o amor ágape é forte o suficiente para durar para sempre. 

Amor de Aliança

 Amor de aliança. O amor de aliança é amar o seu futuro cônjuge com o amor ágape. O casamento deve ser uma aliança e não um contrato. É um relacionamento projetado para durar toda a vida, não apenas alguns anos.  Se basearmos o nosso relacionamento com nosso cônjuge no amor de aliança, em vez do amor temporário do mundo, não teremos de nos preocupar com o divórcio. O divórcio não se torna mais uma opção. Este amor é visto em 1Coríntios 13:

"O amor (de aliança) é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.  1 Coríntios 13:4-7" 

Bom meninas, espero que tenham entendido um pouquinho sobre essa palavrinha pequena, mas que nos deixa às vezes loucas! Estes estudos tiveram uma base do livro Romance a Maneira de Deus, um livro lindo e muito tocante. Qualquer dúvida ou qualquer coisa comente.. aguardarei seu comentário. Fiquem na paz de Cristo. Beijooos ♥

Nós te recomendamos essas leituras

3 comentários