Vez da Leitora: Ana Clara

10:28


DEUS DE DETALHES

Esses dias Deus falou muito ao meu coração em como Ele é detalhista. Estava eu, lendo Êxodo 37 (te convido a ler esse capítulo e ver como às vezes deixamos passar desapercebidas tantas coisas). Muitas vezes, capítulos como este, que apenas descrevem algo, ou um processo de criação, ou genealogia de alguém, não recebem o devido cuidado na leitura, quando não são simplesmente pulados eles. Mas o certo é que enquanto eu lia, fui percebendo todo o cuidado que estava descrito na Bíblia ao relatar a construção da Arca da aliança. Em Êxodo 37 encontramos a descrição detalhada da Arca, sua forma, medida, as tampas, os querubins se olhando, etc., mas o que me chamou atenção foram os detalhes descritos. E enquanto lia, fiquei pensando como Deus também trabalha com detalhes, Ele é detalhista e isso às vezes nos impede de ver o agir dele.

Em Mt 10.30 vemos que nenhum fio da nossa cabeça cai senão por permissão de Deus. Se for parar para pensar, é um tanto insignificante ficar contando nossos fios de cabelo, até porque ia demorar muito. Sabemos o preço exato dos sapatos da nossa loja preferida, as maquiagens das marcas que gostamos de comprar, do carro que estamos querendo, mas parece que quando demora, quando temos que ficar um tempo paciente para realizar algo, preferimos desistir e não enxergamos o quão necessário é aquilo. Deus tem o controle de todas as coisas, e as vezes por dureza dos nossos corações não enxergamos os detalhes que estão nas mãos Dele, principalmente quando oramos por algo, temos a tendência de murmurar “Deus, mas eu oro e não vejo nada acontecendo”. Mas deixa eu te contar uma coisa: só aprende a ouvir Deus, só aprende a ver esses detalhes do agir Dele, quem tem intimidade com Ele. 

É maluquice para alguma pessoa que não tem um relacionamento verdadeiro com Cristo, ver o agir dele nas pequenas coisas, enxergar pela fé. É pura maluquice. Quando temos fé que algo está acontecendo, quando começamos a andar crendo que Deus está trabalhando, então começamos a perceber os detalhes de Deus. Nesse capítulo de Êxodo, vemos que a Arca foi construída com madeira de Acácia e revestida de ouro puro. Bezalel teve todo o cuidado de fazer com os melhores utensílios, pois estes representavam Jesus de certa forma. Se você ou eu víssemos isso, nem íamos reparar nesses detalhes, agora começa a pensar quantas coisas passam por nós, detalhes incríveis, que dão sentido as respostas vindas dos céus e não percebemos, pois nossos olhos estão no valor bruto, instantâneo. Os detalhes não têm tido tanta importância e têm nos impedido de participar de todo um caminhar, tem talvez nos impedido de visualizar a cada dia como Deus tem trabalhado.

Cada pessoa que tem uma vida em Deus, buscado nele a realização de todas as coisas tem um testemunho para contar sobre os detalhes “ah, depois que eu recebi vi em cada detalhe as mãos de Deus”. Não é assim? Em Atos 9.18 diz: “Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.” Muitas vezes as respostas, ou detalhes minuciosos que Deus realiza para nos preparar para a resposta estão diante de nossos olhos, mas existe uma escama, uma venda que não nos permite enxergar. Jesus é cuidadoso, é detalhista, é extremamente minucioso, mas para que enxergamos isso, para que possamos participar e viver esses detalhes precisamos estar em intimidade com Ele.  Ele é o MAIOR interessado em nossa vida, basta depositarmos nossa confiança e dias Nele, busca-lo e permitir que Ele nos mostre os detalhes dos nossos dias.


{Ana Clara Barros, 21 anos, Goiânia - Brasil}

Nós te recomendamos essas leituras

1 comentários