Para ser feliz você só precisa de três coisas: sabedoria, esperança e confiança

01:28

Fotografia: Bảo-Quân Nguyễn

Ultimamente tenho tido a oportunidade de refletir sobre muitas coisas, a principal é sobre a minha vida e o meu futuro. A fase dos vinte e poucos chegou rapidamente, o tempo voou num piscar de olhos. Do nada você começa a resolver as coisas sozinha, ir ao médico, dentista, fazer planos disso, comprar aquilo, economizar aqui, investir lá... Meu Deus, quanta responsabilidade! Juntamente com a responsabilidade vieram dilemas que nos testam no caminho. Sair da fase de aborrescente e virar um adulto não acontece do dia para noite, é um processo, muitas vezes doloroso e coberto de crises, de ansiedade e existenciais. É uma fase que precisa ser vivida com muita calma na alma (por demais). Digamos que de todas as decisões que definirão sua vida, 99,9% serão tomadas nessa fase. Ok, não precisa se assustar! Pensando nessa situação de calamidade pública, refleti sobre três coisas que podem fazer a diferença na nossa caminhada nessa fase: sabedoria, esperança e confiança.

A sabedoria é uma das maiores virtudes que há na vida de uma pessoa. Sempre que penso em alguém sábio, eu me lembro do Salomão e seus ensinamentos. Mas tente se lembrar que essa sabedoria que estamos falando não é uma sabedoria qualquer, infeliz é quem é sábio aos seus próprios olhos (Provérbios 3:7). A sabedoria da qual Salomão teve parte é a que provém de Deus. É ela que gera a capacidade de refletir seus atos e agir com paz no coração. Essa sabedoria precisa ter um peso em suas decisões, ser sua aliada para te direcionar a um caminho mais seguro e te livrar de certas decepções que são frutos gerados por tomadas de decisões tolas.

"Ao homem que o agrada, Deus dá sabedoria, conhecimento e felicidade." Eclesiastes 2:26a

"A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui." Eclesiastes 7:12

"Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida." Tiago 1:5

Outro item, e não menos importante, é a esperança. É impossível falar de esperança sem falar de espera. Alguns esperam ser felizes, outros esperam um bom emprego, um bom casamento, um bom futuro; alguns esperam ter uma maior comunhão com Deus, outros esperam a conversão daquela pessoa que anda tão distante de Deus. No final das contas, todos nós esperamos algo bom da vida. A questão é: essa esperança que você tanto diz que tem é realmente verdadeira? Quando eu imagino uma pessoa esperançosa, logo vem à minha mente uma pessoa positiva, alegre e cheia de fé. Para mim esperança é isso. É ser a positividade em pessoa, sim, daquelas que fazem a nuvem pessimista sumir num estalo de dedo. É jorrar alegria e não dar nenhum espaço para o desânimo. E o mais importante, ter muita fé em Deus. A esperança só funciona bem se for depositada no lugar certo: em Deus.

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês', diz o Senhor, 'planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro." Jeremias 29:11

"Como é feliz aquele cujo auxílio é o Deus de Jacó, cuja esperança está no Senhor, no seu Deus." Salmos 146:5

"Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo." Romanos 15:13 

Ao final temos a confiança. Essa é a que faz meu coração pulsar mais forte, pois para mim uma das coisas mais lindas que existe é ter um coração cheio de esperança e confiança em Deus. Quando eu digo sobre confiar em Deus, não é algo da boca para fora. Não é dizer "Eu confio que Deus vai fazer grandes coisas", mas lá no fundo duvidar. Não, queridos, isso não é confiar. Confiar é algo forte, imponente... é como fechar os olhos e deixar ser conduzido. É viver cada dia sem saber o que o amanhã espera, mas ainda sim ter a certeza de que a mão de Deus já está lá. Confiar vai além de uma simples oração, é colocá-la em prática no seu dia-a-dia. É renunciar quando for preciso, é descansar o coração tendo a certeza de que Deus está cuidando de tudo.

"Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá." 1 João 5:14

"Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas." Provérbios 3:5-6

"Estou convencido [convicto, confiante] de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus." Filipenses 1:6

Claudiane Almeida

Nós te recomendamos essas leituras

0 comentários

Like us on Facebook